Página inicial > Artigos > Um sopro de renovação

Internacional

Um sopro de renovação

terça-feira 23 de maio de 2017, por Gisela Gorovitz

Na França, descontentamento do povo com as práticas vetustas de uma política ultrapassada merece atenção

Neste momento difícil que nosso país atravessa, em que o desamparo e a perplexidade, não apenas sobre o ocorrido, mas também pela inquietação sobre os rumos que devemos tomar, vale a pena refletir sobre o nosso passado e tentar melhorar aquilo que é suscetível de mudar.
Nossa história está repleta de eventos incômodos, em que não conseguimos construir imagens de heróis, mas em que os atos de heroísmo se consolidaram, na ação de grande, da maior parte de nossos concidadãos, que ultrapassaram crises diversas, planos econômicos aventureiros, dirigentes despreparados, ditaduras, rescaldo de guerras, mundiais ou do continente.
Na ocasião presente, estamos tendo a oportunidade de realizar grandes transformações, lembrando de influencias que recebemos de outras culturas e que, recebendo o tratamento de adequação à cultura local, poderão nos proporcionar a qualidade de um progresso que almejamos e que merecemos.
Já tivemos grande influencia da cultura francesa, houve mesmo época em que nosso currículo escolar abrangia a língua francesa. Pois bem, neste momento mesmo a França, país multimilenário, está recebendo um sopro de renovação inesperado, ditado pelo descontentamento do povo com as práticas vetustas de uma política ultrapassada , sem as mesmas causas, mas merecedoras de modificação.
O atual presidente da França, eleito aos 39 anos, sem pertencimento a qualquer partido, em campanha vitoriosa de menos de um ano, conseguiu eleger-se e está introduzindo variadas novidades no cenário político do país, em que se nota a baixa idade dos participantes. Como exemplo, um ministro da área financeira com menos idade do que o próprio presidente, oriundo de meio modesto.

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela