Página inicial > Linhas de Ação > Workshop para cervejarias artesanais

Workshop para cervejarias artesanais

sexta-feira 17 de março de 2017, por Alampyme

Programada para o dia 31 de março, a oficina trata de temas como tributação, crédito e exportação

Com o crescimento da produção e do consumo de cervejas artesanais no Brasil e no mundo, as microcervejarias catarinenses preparam-se para qualificar sua atuação no mercado. Temas como tributação, formação de preço, internacionalização das empresas, exportação e linhas de crédito serão tratados em um workshop, em Florianópolis, no próximo dia 31, a partir das 8h30, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, que organiza o evento ao lado da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e da Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira).

O workshop destina-se a proprietários, dirigentes e contadores das microcervejarias catarinenses. A atividade tem apoio da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana), Rota Turística Caminho Cervejeiro e Sebrae/SC. “Ao lado dos grandes festivais, que levam ao público a excelência das cervejas catarinenses, este workshop é um passo importante para que as microcervejarias estejam bem estruturadas ao ocuparem um mercado crescente, formado por consumidores que buscam mais qualidade e diversidade”, explicou Alcides Andrade, presidente da Fampesc.

Como exemplo do avanço do segmento e do potencial de exportação, um estudo realizado entre 2013 e 2014 nos Estados Unidos revela que, enquanto o aumento no volume total do consumo de cervejas foi de 0,5%, as artesanais cresceram 19,4%, passando a ocupar 11% do mercado naquele país. No mesmo período, os EUA importaram 3,4 bilhões de litros. O consumo total chega a 23 bilhões de litros por ano, o que corresponde a 13,2% do mundo. Lá, as cervejas são feitas por 3.400 produtores. No Brasil, o consumo é de 14 bilhões de litros/ano, equivalente a 6,7% do mundo, com cerca de 250 produtores.

Confira a programação
MAIS INFORMAÇÕES:
cursos1@crcsc.org.br | (48) 3027-7039

Notícias

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

site criado pela